Entenda a taxa do lixo

O que é?

É um tributo necessário para ajudar no custeio das despesas referentes à destinação do lixo produzido por todos os cidadãos santanenses.

Por que pagamos para destinar nosso lixo?

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, determinou um prazo de 4 anos para que todos os municípios brasileiros extinguissem os lixões a céu aberto e destinassem seus resíduos a um aterro sanitário, prazo este que se encerrou dia 2 de agosto de 2014. Além de extinguir os lixões, todos os municípios deveriam implantar a coleta seletiva e elaborar o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, entre outras exigências.

Como ainda não temos um aterro sanitário em nosso município (está em andamento) e não podemos depositar nosso lixo em um terreno a céu aberto (lixão) temos que mandá-lo para um aterro sanitário de outra cidade e isso custa caro.

Para onde vai nosso lixo?

O lixo orgânico coletado às segundas, quartas e sextas-feiras é armazenado em uma caçamba até que a empresa Terra Norte, de Apucarana, faça seu recolhimento, o que acontece semanalmente, às quartas-feiras.

Por que mandar o lixo para tão longe?

A exigência da destinação adequada dos resíduos produzidos é algo novo, a Lei é de 2010 e, por isso, são poucas as empresas que atuam nesse setor. A Terra Norte é a empresa que está mais próxima de nossa cidade e que trata e dispõe os resíduos sólidos de maneira adequada e conforme exige a legislação.

Quanto a Prefeitura paga para destinar o lixo?

A Terra Norte cobra R$290,00 por tonelada. Neste custo estão inclusos o transporte dos resíduos e sua disposição final.

No mês de julho/2014 a Terra Norte coletou 45,91 toneladas de resíduos, o que nos custou R$13.313,90.

De que maneira você pode contribuir para diminuir os custos com a destinação do lixo?

Se todos separarem o lixo corretamente, ou seja, mandar na coleta de segunda, quarta e sexta APENAS o lixo que não pode ser reaproveitado de maneira alguma, isso irá diminuir o peso do lixo coletado pela Terra Norte e, consequentemente, os custos para a Prefeitura, evitando assim que seja necessário um reajuste no valor da taxa do lixo.

É importante lembrar que a arrecadação anual com a taxa do lixo será de aproximadamente R$76.000,00, enquanto que a despesa com a Terra Norte no ano de 2014 está prevista em aproximadamente R$140.000,00.

Se você participa da coleta seletiva separando seu lixo corretamente retire na Prefeitura seu adesivo “Eu Reciclo”.