Feira do Produtor Rural 2017, marca os 56 anos de Santana do Itararé

Mesmo fazendo uso consciente dos recursos financeiros, a Feira do Produtor Rural teve tudo que se esperava de uma grande feira agropecuária.  Shows com duplas sertanejas e bandas, com destaque para a dupla sertaneja raiz Craveiro e Cravinho que se apresentaram no dia 19/10 às 21h.  Palestras técnicas. Umas delas a mais esperada,  foi com o técnico e produtor Nivaldo Michetti (dia 19/10 as 14h) que viaja o Brasil levando conhecimento, motivação e esperança aos produtores de leite, principalmente em momentos de crise como que esta passando a setor. A Feira também contou com expositores de máquinas e Implementos Agrícolas; tendas comerciais e de serviços; amostra de Produtos Agroindustriais e agroecológicos; ampla praça de alimentação totalmente coberta; voos de helicóptero,  shows alternativo com talentos locais (Roda de Viola); parque e shows para criançada; mini-fazenda; cavalgada e ainda a exposição das “estrelas da feira” as novilhas “hi-tec”: fruto do melhoramento genético desenvolvido no município via PIA – Programa de Inseminação artificial (Programa premiado com o troféu Premio Gestor Publico Paraná 2016 – “A mudança que vem do leite”).

Tudo isso com entrada franca num ambiente acolhedor, familiar e ótima infraestrutura com Internet wi-fi liberada para os 4 dias da Feira.

Foi assim, que Santana do Itararé comemorou seus 56 anos de emancipação política, inovando e realizando um sonho antigo dos produtores rurais do município.

A abertura da feira foi realizada durante a manhã do dia 19, onde o prefeito Joás Michetti, o vice prefeito Ismair de Souza e o presidente da Feira Leomar Melo Martins receberam no palco principal do evento os deputados estaduais Marcio Pauliki, Pedro Lupion e Luiz Claudio Romanelli, o prefeito de Salto do Itararé Paulo Sérgio Fragoso da Silva (Paulinho Carijó), os vereadores Marcio Gomes (Presidente da Câmara), Carlos Alberto (Carlão da Rádio), José Maria Gonzaga (Zé Coelho), Acácio Cunha, Marcos Vinicius (Marquinho da Dra Adriana), Jair Maia, Gilson Pereira (Gilsinho Egidio), Aguinaldo Palmonari e José Devalmir (Coquinho) e os ex-prefeitos Zé Izac e Édão (Barra do Jacaré).

Também estiveram no palco o presidente geral do Detran/PR Marcos Traad e diversas autoridades representando órgãos como Polícia Militar, Banco do Brasil, Sicredi, Sanepar, Copel, BRDE, Emater entre outras. O deputado Toninho Wandscheer não esteve presente no evento, mas Joás agradeceu o apoio do deputado que disponibilizou caminhão de som que percorreu a região divulgando o evento.

O prefeito Joás oficializou a abertura da feira dizendo:  “Hoje é um dia histórico que ficará marcado na história do município. Estou muito emocionado que é até difícil achar as palavras para expressar a nossa alegria, a nossa emoção. Quero agradecer a todos que estão aqui presentes, todos.  Em especial ao meu vice Ismair e a sua espoca Neri pela parceria. Ele não mede esforços hora nenhuma para estar me aconselhando, porque eu tenho um parceiro um vice que me aconselha, que trabalha junto. Porque administrar é uma loucura, e se você não tiver um parceiro a altura do meu vice, confesso, seria muito difícil. E também agradecer ao nosso presidente da comissão organizadora da feira o meu amigo e produtor rural Leomar e aos deputados que estão aqui presentes, parceiros que não medem esforços para ajudar o município.  E também a todos que estão fazendo essa feira acontecer”, discursou.

O presidente da Feira o produtor de leite Leomar Melo Martins em seu pronunciamento, lembrou que o setor lácteo esta passando por uma série de mudanças que tem contribuído para queda do preço do leite ao produtor, principalmente, a importação vinda dos países do conesul (Argentina e Uruguai),e pediu aos deputados que olhem com carinho para a situação e encontrem meios para barrar a importação desleal que tanto esta prejudicando os produtores no Brasil.

Para o secretário municipal da agricultura, Valter Patriarca a Feira do Produtor Rural teve o objetivo de mostrar a tradição agrícola do município e sua importância econômica para o desenvolvimento local e regional.

O técnico da Emater, José Carlos Vidal, lembra que Santana do Itararé produz muita soja, milho, feijão e tem historia na produção de banana. Há mais de meio século que o município é um tradicional produtor de banana. Além, da banana o município produz morango, maracujá, abacaxi e é o segundo maior produtor de caqui do Estado do Paraná.  O resultado do crescimento da fruticultura  fez com que duas processadoras de polpa se instalassem no município, gerando empregos e incentivo para os produtores investirem na produção de frutas. Outro destaque é produção de mandioca que vem ano a ano ganhando espaço, graças a instalação de uma tradicional fabrica de polvilho que opera a todo vapor desde 2010 no município.

Mas, o grande diferencial, destaca o secretário da agricultura,  fica por conta da produção de leite. Santana do Itararé é uma tradicional bacia leiteira formada por pequenos produtores que se tornaram referencia nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades. O modelo de produção adotado pelos produtores pastejo rotacionado no verão e silagem de milho e/ou cana e ureia no inverno; somado os cuidados com o solo com o uso do cocho trenó para alimentação do rebanho; a qualidade do leite e o uso de instalações simples, mas funcionais e uso de mão de obra familiar para tocar a atividade. O sistema foi considerado pela empresa holandesa Lely Innovators in Agriculture em 2009  como futurista e economicamente perfeito para as pequenas propriedades, uma fez que a produção se faz em harmonia com meio ambiente, proporcionando o conforto aos animais que são criados ao ar livre.

Considerando a importância do setor para o desenvolvimento do Município, Produtores e Prefeitura se uniram para lançar a primeira edição da tão “sonhada” Feira do Produtor Rural.

O prefeito Joás falou sobre as expectativas para realização da segunda edição da feira que já tem data marcada para 6, 7, 8 e 9 de setembro de 2018. “O resultado foi surpreendente. Nosso projeto deu certo, conseguimos apoios/patrocínios importantes da Sanepar, Copel, BRDE e Sicredi; grandes marcas acreditaram e vieram expor seus produtos, máquinas e implementos. Todo esse apoio resultou no sucesso que foi a feira. Ano que vem, com certeza, a nossa feira vai ser ainda maior e melhor com a participação de toda a população rural e urbana, dos produtores não só de leite, mas de gado de corte, dos fruticultores e dos produtores de grãos. Com certeza vamos repetir o sucesso.”

O prefeito Joás, o vice prefeito Ismair,  o presidente da Feira Leomar, o presidente da AAFAS – Associação dos Agricultores Familiares de Santana Ricardo de Jesus Queiroz (grande parceiro da feira) agradecem aos produtores expositores; as empresas patrocinadoras; as empresas expositoras; a toda equipe que atuo no evento; aos visitantes que prestigiaram o evento e também manifestam um agradecimento especial ao pároco Padre Hédio pela bela emocionante missa sertaneja celebrada no domingo (22/10) de manhã na igreja matriz.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária – SEAGRI

 

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo