Feira do Produtor Rural 2019: um evento de grande importância para a região.

A 3ª Feira do Produtor Rural 2019 de Santana do Itararé, realizada de 25 a 27 de outubro, registrou grande presença de público que estiveram visitando os vários estandes dos expositores de máquinas, serviços e de implementos agrícola; a feira de sabores com produtos da agroindústria familiar; o galpão onde estavam expostas as novilhas hi-tec – a genética que da lucro; participando das palestras técnicas ministradas por profissionais qualificados; assim como dos vários shows musicais realizados.

O evento, sucesso nas edições anteriores trouxe também em 2019 uma série de atrações:

Dia 25/10 –  no primeiro dia foram realizadas 3 palestras. A 1ª foi a do engenheiro agrônomo palestrante Piergentino de Bortoli, que discorreu sobre o tema Cultura do Milho, Cigarrinhas e o Complexo de Enfezamento. A 2ª, às 14 horas tema foi Bovinocultura de leite: período de transição das Vacas Leiteiras – o ponto chave para uma lactação saudável e produtivas, ministrada pelo médico veterinário Elton Weinert Carneiro. E às 18h30, a 3ª palestra do dia “Inovação e Gestão Rural – Sua importância para a atividade”, foi com o pesquisador de economia rural Cláudio Kapp Júnior. E logo após a 3ª palestra foi feita a abertura oficial com a presença de autoridades e em seguida os shows com a dupla Rick e Edson e DJ Danillo Costa.

Dia 26/10 – o segundo dia foi de muitas atividades voltadas para o aprimoramento do produtor rural, contribuindo assim para o engrandecimento do evento e divulgação da atividade leiteira no município. Às 10 h teve palestra sobre agrotóxico; às 13h30, Workshop Progresso genético gerando lucro; às 14h30, apresentações em pista do animais novilhas hi-tec em seguida entrega de premiações aos produtores “Destaque do ano – Categoria Melhor Leite, foram eles:

– Thiago Henrique Alves e Iago Cesar Alves, alcançaram os melhores níveis de qualidade do leite produzido em suas propriedades, segundo critérios adotados pela empresa CAPAL;

– Ney Aparecido da Silva e José Milton da Silva, de qualidade do leite produzido em sua propriedade, segundo critérios adotados pela CAPAL;

– Dairton de Souza, alcançou os melhores os melhores níveis de qualidade do leite produzido em sua propriedade, segundo critérios da captadora CAPAL

– José de Jesus Souza e Joaquim Otávio Souza, alcançaram os melhores níveis de qualidade do leite produzido em suas propriedades, segundo critérios adotados pela captadora JUSSARA;

– Claudemiro Francelino da Silva, alcançou os melhores níveis de qualidade do leite produzido em sua propriedade, segundo critérios adotados pela empresa captadora JUSSARA;

– Haroldo da Pascoa de Oliveira, alcançou os melhores níveis de qualidade do leite, segundo critérios adotados pela empresa captadora JUSSARA;

– Noriaki Kurita, alcançou os melhores oníveis de qualidade do lei na sua propriedade, segundo os critérios adotados pela empresa captadora CAROLINA;

– Regiane de Fátima Marcondes de Souza, alcançou os melhores níveis de qualidade do leite produzido, segundo critérios da empresa captadora CAROLINA;

– Sergio Luz dos Santos, alcançou os melhores níveis de qualidade do leite, segundo critérios da empresa captadora CAROLINA

E a noite foi a vez do show com a banda Os Cowboys do Asfalto, com um repertório eclético e muito humor, a banda caiu na graça do público que com muita animação cantaram e dançaram até a madrugada de domingo.

27/10 – o ultimo dia começou com a tradicional cavalgada e em seguida foi servido o almoço de confraternização (Porco no Rolete) a todos presentes no ressinto em troca de um kg de alimente não perecível, que posteriormente doado a entidades sociais do município.

Após o almoço, mesmo com forte calor, os presentes não arredaram pé e prestigiaram a longa e agradável apresentação da Orquestra de Violas de Sorocaba, que tocou e cantou um riquíssimo e lindo repertório de músicas sertanejas raiz.

Encerrando a apresentação em Santana do Itararé, a Orquestra, composta por 20 pessoas, sendo 17 homens e 3 mulheres, que juntos executaram a musica “Obrigado ao Homem do Campo” que é considera um hino que homenageia todos os produtores rurais, lançada em 1982 pela dupla Dom & Ravel.

Em seguida, como última atração, para fechar com chave de ouro a 3ª edição da Feira do Produtor rural,  teve o evento cultural com uma divertidíssima gincana esportiva com direito a forte torcidas e risos de felicidade, com participação de crianças (meninos, meninas),  adultos (homens e mulheres) nas modalidades: corrida com ovo na colher na boca, corrida do saco, corrida em pranchas (chinelo), cabo de guerra, estouro de bexiga e aos vencedores uma entrega de brindes.

Tudo isso com entrada franca e num ambiente acolhedor e familiar.

Para o prefeito Joás e comissão organizadora o resultado foi surpreendente, um sucesso: “Nosso projeto mais uma vez deu certo, conseguimos apoios/patrocínios importantes como o da Sanepar, Copel, BRDE, Capal, Protork Agriculture e Sicredi. Também contamos com presença de grandes marcas do setor agropecuário que acreditaram e vieram expor seus produtos, serviços, maquinas e implementos agrícolas. Parceiros como a empresa de genética animal ABS que selecionou e preparou os animais para exposição; da Europa Shows e Eventos que pelo 3º ano consecutivo forneceu toda a estrutura usada; dos funcionários e colaboradores dos diversos setores da administração municipal que não mediram esforços para fazer acontecer a Feira.   Todo esse apoio e graças a participação da comunidade (rural e urbana), dos produtores – não só de leite, mas de gado de corte, fruticultores, produtores orgânico/agroecológicos e dos produtores de grãos, contribui para o sucesso que foi a 3ª edição da Feira do Produtor Rural” destaca o prefeito Joás Michetti.

Fotos: