Outubro Rosa

O mês de outubro é conhecido como Outubro Rosa, marcado pela conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Durante todo o mês são realizados eventos que buscam alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce e os riscos que a doença pode trazer.

O movimento teve início nos Estados Unidos, na década de 90, onde vários Estados do país norte-americano promoviam campanhas de incentivo para a realização de mamografias em massa. A iniciativa foi se espalhando e hoje o ‘Outubro Rosa’ é um movimento corrente no mundo todo.

No Brasil, a primeira iniciativa de incentivo à campanha foi a iluminação rosa feita no Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, em 2002. A partir daí, diversas entidades relacionadas ao câncer de mama começaram a iluminar monumentos e prédios de rosa, em suas respectivas cidades.  Em 2008, foi a vez do Cristo Redentor ficar rosa, em apoio à campanha. Hoje, a iniciativa se estende em diversos setores e muitas empresas demonstram seu incentivo e respeito à campanha pintando de rosa suas logos, páginas da internet, ou colocando o selo mundialmente conhecido da campanha em seus sites.

O que é?

O câncer de mama é o resultado de um processo celular desordenado, que se transforma num tumor maligno na área das mamas.

O câncer de mama cresce rápida e progressivamente. É uma doença que se torna mais comum em mulheres acima dos 40 anos, o que não significa que mulheres abaixo dessa idade não podem desenvolvê-lo.

Isso significa que é preciso identificar o tumor no início do seu surgimento, o que pode aumentar as chances de cura em 95%. A detecção precoce pode ocorrer através do autoexame e a mamografia, que é um raio-X da área das mamas.

Laço Cor-de-rosa é um símbolo Internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do Câncer de mama.

Se você é mulher, aproveite para verificar quando foram feitos seus últimos exames preventivos e, se necessário, agende uma nova visita ao seu médico!  A prevenção é sempre o melhor caminho!

Fonte: SMS

 

 

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo