Prefeitura entrega calcário para pequenos agricultores

A Prefeitura Municipal iniciou a entrega de mil toneladas de calcário aos agricultores familiares do município, adquirido através de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. A cerimônia de entrega ocorreu na noite de 6ª feira, dia 18/05, e contou com a presença do prefeito Zé Isac,  do Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira,  de secretários municipais, de convidados, de agricultores e da comunidade.

O benefício é concedido ao município de acordo com o programa estadual de “Apoio ao Manejo e Fertilidade dos Solos”, lançado pelo Governo Estadual em setembro de 2011 com a finalidade de recuperar a fertilidade da terra, tendo o calcário como um dos fatores fundamentais. O programa é desenvolvido em conjunto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), que prestará assistência aos beneficiados a fim de assegurar a correta aplicação do produto e o adequado manejo de conservação do solo.

“Agricultura familiar é prioridade do Governo do Estado e, especialmente do secretário de Estado da Agricultura Norberto Anacleto Ortigara, mas só são contemplados com o calcário e outros benefícios os municípios que são articulados e organizados neste sentido, como é o caso da Prefeitura de Santana do Itararé”, falou o Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Fernando Emmanuel que  também disse que a distribuição do calcário é fundamental para a atividade agrícola e foi retomada pelo Governo Estadual depois de oito anos de paralisação.

“Esse incentivo do Governo Estadual é muito importante para a nossa agricultura, pois o calcário é um insumo que proporciona muitos benefícios como a elevação da fertilidade do solo – o que resulta em melhoria da produtividade agrícola. Sem falar que o pequeno produtor não tem  condição de comprar o calcário e ao mesmo tempo pagar o frete até a propriedade. Agradeço o Governador Beto Richa, o secretario da Agricultura Noberto (Anacleto Ortigara) a equipe da regional da Secretaria de Estado da Agricultura em especial ao chefe do núcleo Fernando Emmanuel pela presteza e presença e ao Deputado Estadual Hermas Junior pelo apoio, que não pode estar presente por questões de saúde”, falou o prefeito Zé Isac.

Os mais de 100  produtores que serão beneficiados com até 10 toneladas de calcário receberão o insumo na propriedade sem nenhum custo, o transporte e a distribuição das mil toneladas de calcário fica a cargo da prefeitura que realizará a entrega até as propriedades rurais dos produtores beneficiados.

Fonte: Divulgação Prefeitura – maio/2012.