Palestrantes

NIVALDO MICHETTI – O pregador de mudanças

.

Temos o prazer de apresentar no dia 19/10 as 14h, a história do técnico agrícola e produtor Nivaldo Michetti, de Paranaíta/MT. Ele iniciou na atividade leite aos 34 anos de idade com 11 animais mestiços em uma região sem tradição na atividade: Santana do Itararé/PR. Sua propriedade era um sítio com erosão e infestado de tiririca.

.

Após 8 anos de muitos desafios e pouca tecnologia, resolveu dar uma guinada em sua vida. Começou a ser assistido por um técnico e implementou as melhores práticas em seu negócio, transformando sua atividade e alcançando, assim, leite de alta qualidade a baixo custo. “Comecei a utilizar o pastejo rotacionado nas águas e suplementação de cana com ureia na seca, tornando a atividade muito lucrativa”, diz Michetti. O produtor chama tais práticas de “abolicionistas”, pois o libertou de um trabalho “escravizante” e sem resultados.

.

Em pouco tempo Michetti virou referência e influenciador em sua região. Sua experiência o levou, e ainda o leva, a difundir as técnicas adotadas para outras regiões. Para Nivaldo, “alta tecnologia é a que promove lucro, independentemente de estar ligada a instalações ou a equipamentos. Alta tecnologia é aquele produto que me liberta, que facilita a minha vida.” Hoje ele possui dois retiros, um iniciando no Mato Grosso, com 33 animais em lactação e 600 litros/dia e outro no Paraná, com 65 animais produzindo 1700 litros/dia.

.

Nivaldo é seguidamente convidado a expor sua experiência mundo afora de como chegou aos resultados de hoje em encontros, feiras, simpósios e seminários onde profere a palestra: Mudando de vida produzindo leite. “Compromisso que assumo como verdadeiro espírito de missão” declara. “No passado também fui beneficiado por conhecimentos transmitidos por outras pessoas. Me sinto honrado em passar minha experiência e motivar os interessados.”, conclui o produtor.

.

É justamente esta experiência e visão que irá compartilhar conosco.

.

Leia também:

# Depoimento de produtor emociona plateia no Interleite Brasil.

# Com o leite como lição e missão

.

.


ELCIO RAMPAZZO – Engenheiro Agronomo e Palestrante Emater/Londrina/PR

Apresentar alternativas para a geração de renda nas pequenas propriedades rurais é o objetivo da palestra do “Oportunidade de Negócios com Frutas” que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Élcio Rampazzo, da Emater de Londrina.

.

“A nossa intenção é apresentar aos produtores que a fruticultura gera  empregos, agrega renda dando à pequena propriedade mais estabilidade e diminuindo a saída de jovens do campo”, lembra Elcio Rampazzo.

.

.


.

ALEXANDRE MENDONÇA – Há mais de 15 anos ministra cursos e palestras por todo o Brasil.

.

No dia 20 as 14h, o palestrante será o médico veterinário Alexandre Mendonça, com especialização em Homeopatia e ampla experiência no uso e acompanhamento da produção leiteira com a utilização de medicamentos homeopáticos.

.

O objetivo principal da palestra “Produção de leite saudável, com custo reduzido e uso de homeopatia” é divulgar um pouco mais essa ciência, desmitificar algumas duvidas em torno da homeopatia e fazer com que o produtor tenha o domínio dessa tecnologia. Porque é uma alternativa que o produtor pode fazer em casa, na propriedade sendo o dono da forma de tratar os animais. Também mostrar para o produtor a viabilidade e as formas de como ele pode trabalhar na propriedade, não só com os animais mas também para as plantas, pomar, canteiro, hortas e até mesmo na recuperação do solo. A palestra irá abordar o uso da homeopatia como ferramenta para produção sustentável de leite, agroecologia, custo de produção reduzido, produção de leite sem resíduos (qualidade do leite) e sustentabilidade ambiental.

.

Leia também: Cresol promoveu palestra sobre Homeopatia e produção leiteira

.


 

Gosto? Então compartilhe!