Alunos da Escola Municipal visitam a ASAGASI

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Euclides Barbosa de Oliveira realizaram uma visita no galpão da Associação dos Agentes Ambientais de Santana do Itararé – ASAGASI, dia 06 de agosto, acompanhados pela Coordenadora Pedagógica Elaine Maria Coutinho Alves, pelas Professoras Angela Sayuri Yamamoto Radoski e Lays Maia Vidal dos Santos, sendo orientados pela Assessora Municipal do Meio Ambiente Priscilla Malaquias de Paulo e pelo presidente da ASAGASI Helcio Francisco de Jesus Oliveira. 

A visita faz parte do Programa de Educação Ambiental do município voltado para coleta seletiva e tem por objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos para que estes contribuam em suas casas, separando e orientando os pais quanto à correta segregação do lixo. 

O Programa de Educação Ambiental teve início no mês de junho deste ano e está sob a coordenação e execução da Assessora Municipal do Meio Ambiente, Priscilla Malaquias de Paulo, que ministrou palestras para os professores da Escola Municipal Euclides Barbosa de Oliveira e do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, orientando e esclarecendo dúvidas a respeito da Gestão de Resíduos e Coleta Seletiva. 

Os professores foram orientados a repassar as informações aos alunos, para que, posteriormente, estes realizassem visitas ao galpão da ASAGASI, onde poderiam observar o trabalho difícil dos associados e, desta forma, se sensibilizarem e passarem a atuar como disseminadores da coleta seletiva em suas casas. 

“A visita no barracão da ASAGASI foi bastante proveitosa, fomos bem recepcionados pelos responsáveis do setor que esclareceram as dúvidas referentes à coleta seletiva do lixo do município e seu destino. Houve um retorno de interesses de ambas as partes”, disse a Coordenadora Pedagógica Elaine Maria Coutinho Alves. 

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305/10, determinou um prazo de 4 anos para que todos os municípios brasileiros extinguissem os lixões a céu aberto e destinassem seus resíduos para um aterro sanitário, prazo este que se encerrou dia 2 de agosto de 2014. Além de extinguir os lixões, todos os municípios deveriam implantar a coleta seletiva e elaborar o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos, entre outras exigências.

Fonte: Secretaria Municipal do Meio Ambiente – Ago/2014

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo