Equipe de Saúde de Santana obtém excelente nota na avaliação do 2º Ciclo do PMAQ.

capa-saudeDepartamento de Atenção Básica do Ministério da saúde divulgou no dia 21/11  a primeira lista de certificação do 2º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB).

O PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde. Lançado em 2011, o PMAQ da Atenção Básica (PMAQ-AB) contemplou em seu primeiro ciclo a adesão de equipes de Saúde da Família e de Atenção Básica parametrizadas, incluindo equipes de saúde bucal.

Nesta lista de certificação, estão sendo contemplados 5.041 municípios, referentes à certificação de 29.598 equipes de Atenção Básica (97,0%), 19.050 equipes de Saúde Bucal (95,5%) e 1.477 Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF (81,5%).

O processo de certificação das equipes, que determina o volume de recursos a ser transferido aos municípios, é composto por três dimensões: uso de instrumentos autoavaliativos; desempenho em resultados do monitoramento dos 24 indicadores de saúde contratualizados; desempenho nos padrões de qualidade verificados in loco por avaliadores externos.

Na lista publicada pelo Portal da Saúde SUS, a Equipe de Saúde da Família de Santana foi destaque, obtendo  desempenho acima da média,  mostrando o trabalho realizado pela prefeitura em termos de assistência, gestão, coordenação e gerência da Secretaria de Saúde no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

“Estamos felizes com os resultados que comprovam o empenho de nossa equipe e o esforço dos servidores da saúde, não só para cumprir as metas mas superá-las para promover a qualidade no atendimento e nos serviços de saúde oferecidos à nossa população”, disse Fátima Izac, secretária municipal de saúde.

Acesse aqui a lista de equipes certificadas por estado e município.

Fotos:

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde.

.