Hackers invadem sistema da Prefeitura.

hacker

A  Prefeitura Municipal de Santana do Itararé foi vítima de hackers, termo utilizado na informática que identificam indivíduos que se dedicam com intensidade incomum a conhecer, modificar e bloquear  acessos a sistemas de computadores.

A invasão ocorreu no dia 31/05 (domingo), mas só foi percebida no dia 01/06, quando o acesso ao sistema de informática do Município estava bloqueado. “Na segunda de manhã, quando fui acessar o sistema, não consegui e logo em seguida recebi uma mensagem enviado pelos supostos hackers do leste Europeu (Ucrânia), pedindo 3.000 dólares para liberar a senha e devolver o acesso ao sistema”, conta Carlos Paiva, contador da prefeitura. Nossa atitude foi registrar um boletim de ocorrência e avisar a Polícia ”, disse o contador. Ainda, segundo ele, não ocorreu perda de dados do sistema central de controle informatizado do Município, mas foi necessário acionar técnicos para restaurar e fazer reparos de segurança no sistema que voltou a operar somente no dia 08/06.

O tipo de ataque (invasão) é o mesmo sofrido por outras prefeituras do Paraná, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nos últimos meses. A invasão afetou os sistemas do setor tributário, folha de pagamentos, contabilidade, licitações enfim todos os sistemas que a administração utiliza. Entre outros transtornos, a invasão atrasou a liberação da folha de pagamento dos servidores municipais, informou Carlos.

Fonte: Secretaria da Administração – jun/2015

Gostou? Então, compartilhe!