Nova industria já opera no município

Em operação desde o mês de julho no município, a Propolpa produz preparados de frutas destinados a atender a indústria alimentícia de sorvetes e de laticínios do Brasil e com perspectivas de exportação para os países do MERCOSUL. “Vários contratos de vendas já foram firmados com empresas dos estados de SP, PR, RJ, PA, MT e GO. E já estamos nos adequando para exportar para o Chile e Argentina”, adiantou Manoel Messias Paz, Gerente da fábrica.

A fabrica especialmente projetada para a fabricação de preparados de frutas, localizada no bairro Barigui, já emprega 16 pessoas. Segundo o gerente da fábrica, Manoel Messias, em dezembro será criado mais um turno onde dobrará o numero de funcionários, podendo chegar a 50 com a criação do terceiro turno. “A nossa produção esta no inicio, mas temos a capacidade instalada de produzir até 4 toneladas/dia de preparados de fruta. Estamos em fase de expansão e, em dezembro já vamos operar com mais um turno ampliando o nosso quadro de funcionários para 30, podendo futuramente chegar a 50 com a criação do 3º turno”, informou Messias.

Entre as medidas para garantir a expansão da produção esta a parceria com os produtores do municipio para não faltar frutas na linha de produção. “A meta é pegar só o morango cultivado no município, para produzir o nosso principal produto: o preparado de morango. Para isso estamos firmando contrato de compra e parcerias com os produtores para fornecimento de mudas importadas de morango para garantir maior produtividade e longevidade da produção, visto que esse ano houve uma significativa queda na produção de morangos no município em virtude de doença nas mudas. E vamos, junto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Emater buscar meios para incentivar a produção de outras frutas como abacaxi por exemplo”, informa Messias.

O carro-chefe da empresa é o preparado de morango, mas o mix de produtos da Propolpa inclui também os preparados de abacaxi, de maracuja, de ameixa, o exclusivo sabor abacaxi ao vinho e em breve o doce de leite. “Vamos também aproveitar a fama e a qualidade do leite produzido no municipio para criar e comercializar o nosso doce de leite. Outro diferencial da empresa é o preparado sabor exclusivo abacaxi ao vinho, esse você só vai encontrar aqui”, lembra o gerente administrativo da empresa.

Para os diretores da Propolpa, tradicionais empresários do estado de SP, a oportunidade de se instalar no município representou a possibilidade de diversificação. O que pesou na decisão dos diretores da Propolpa em se instalar no municipio foi o apoio da administração municipal que ofereceu local e mão-de-obra para realização das reformas necessárias para implantação da fábrica e o fato do municipio ser e estar localizado numa região produtora de frutas e de leite de alta qualidade, materias primas da industria. “Outro ponto a favor foi o fato do municipio estar estratégicamente localizado próximo aos mercados que pretendemos atingir”, concluiu Messias.

O município, esta localizado estrategicamente em um ambiente propicio para abrigar grandes negócios. Fica a uma distância de 400 km de São Paulo, o maior centro econômico do Brasil. A localização o coloca numa situação privilegiada em relação aos países do MERCOSUL, portanto muito favorável para instalação de indústrias principalmente as ligadas ao setor agropecuário. Com vistas ao desenvolvimento econômico, a administração municipal tem oferecido apoio às iniciativas de empresários em se instalarem no município. “Fico feliz em ver que os empresários que estão recebendo nosso apoio e incentivos estão dando sua contrapartida; gerando renda, emprego e desenvolvimento para o município. Precisamos que mais gente invista em Santana, estamos abertos para receber novas empresas e torcemos para que os empresários já instalados ampliem seus negócios”, ressaltou o prefeito José Isac.

Maiores informações sobre a Propolpa podem ser obtidas no site: www.propolpa.com.br ou pelos fones: (43) 3526-1600 – unidade industrial (11) 3581-8465 – Televendas c/ Nivaldo.

Fonte: Divulgação – Novembro/2011

Clique nas fotos para ampliar
[Imagens disponíveis para Download]
[Arquivo Público]