Palestra aborda os riscos da utilização de agrotóxicos para a saúde humana e ambiental

A palestra ministrada no dia 26 de maio no salão da Emater pelo sanitarista e mestre em saúde coletiva Alfredo Benatto da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, abordou os riscos da utilização dos agrotóxicos tanto para a saúde do consumidor como para a do agricultor, além dos danos causados ao meio ambiente com a contaminação do solo e principalmente da água.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o Brasil, desde 2009 é o maior consumidor mundial de agrotóxicos, respondendo sozinho por 86% do uso desses produtos em toda América Latina. Isso gera consequencias, uma delas é o aumento de doenças como o câncer em produtores e consumidores.

Estes e outros problemas advindos do uso de agrotóxicos foram abordados na palestra, que contou com a presença de mais de 100 pessoas, comprovando a importância da segurança alimentar como estratégica para o desenvolvimento do município. Muitos agricultores presentes prestaram depoimentos relatando as seqüelas que o contato com agrotóxicos deixaram em sua vida, como alergias e outras doenças como o câncer.

O evento contou com o apoio da Prefeitura, da Emater-Santana, da Cooquali e de Agricultores  na organização.

Para saber mais acesse: http://emdefesadacomida.blogspot.com/

CLIQUE AQUI e veja a reportagem do Bom dia Brasil da Rede Globo sobre o uso abusivo de agrotóxicos.

Fonte: Divulgação – Junho/2011

+ destaques