Produtores de leite de Santana expõem suas experiências na 38ª EFAPI.

Os eventos técnicos organizados pela  Emater, SEAB e parceiros realizados durante a 38ª EFAPI em Santo Antonio da Platina contou com a presença de produtores de leite de Santana do Itararé.

Na companhia do técnico da Emater José Carlos Vidal, os produtores de leite Leomar de Mello Martins, Ney Aparecido da Silva e Edinéia Gabriel Miyamoto, expuseram suas experiências na atividade leiteira durante o workshop Bovinocultura de leite realizado no dia 25 de março na 38ª EFAPI para um publico formado por produtores, técnicos e empresários do setor.

O produtor Leomar de Mello Martins falou sobre alimentação no inverno e no verão, onde enfatizou as técnicas adotada com sucesso por ele e por outros produtores no município do pastejo rotacionado para alimentar o gado na época do verão (de outubro a março) e alimentação a base de cana e uréia no inverno (de abril a setembro). “A alimentação a base de cana e uréia no inverno é de baixo custo e tem nos permitido manter nossa produção nos mesmos índices do período de verão onde a alimentação é abundante. Isso, somado a outras técnicas, tem nos garantido  lucratividade, já que o preço do leite tende ser melhor no inverno”, lembrou o produtor.

O produtor Ney Aparecido da Silva expôs sobre a importância da  união e da cooperação entre  produtores para racionalizar custos. Destacou que no município a cooperação faz parte do dia-a-dia de muitos produtores que formam grupos de trabalho (mutirão) para realizarem no sistema de troca de dias diversos serviços como silagem e plantio de cana, por exemplo. Lembrou também que faz parte da cultura de cooperação a formação de grupos para  compra de implementos para uso comunitário. Para citar exemplo foi adquirido, nos últimos anos, 4 ensiladeiras através do sistema de compra em grupo, que beneficiam mais de 40 produtores no município. “Isso é muito bom, além de contribuir com a redução dos nossos custos de produção, isso também fortalece os laços de amizade e companheirismo, permitindo troca de idéias e de experiências, que é muito importante para crescer na atividade” afirmou o produtor.

Já a produtora Ednéia Gabriel Miyamoto falou sobre  o cruzamento entre as raças Jersey e Holandês, muito comum no município, que melhor se ajustou as condições de produção a pasto rotacionado no verão e cana com uréia no inverno, além de apresentar grande eficiência em produzir leite de alta qualidade. Essa qualidade vem fazendo a diferença para muitos produtores do município que vem obtendo os melhores preços, do estado do Paraná, pelo leite produzido. “O cruzamento entre essas raças é considerado por nós  “um grande casamento”, pois da maior rusticidade e porte mediano, o que torna os animais mais versáteis no campo, além de elevar o teor de sólidos no leite produzido. O animal originário desse cruzamento denominamos de “Vaca Hi-tech”, por transformar capim e cana em lucro”, revelou a produtora.


Números do leite em Santana do Itararé – Pr

Produção

Melhoramento Genético

Capacitação

2004: +ou- 5.000 litros/dia


2010: + de 25.000 litros/dia

2004: Início do PIA (Programa de Inseminação Artificial).

2010: Soma-se mais de 5 mil inseminações realizadas no período de 2004/2010

2004: Não havia


2010: Totaliza mais de 200 produtores capacitados no município.

Fonte: Emater – Santana do Itararé – Pr – Março/2010

Maiores informação acesse: www.cooquali.com.br

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo