ESPECIAL: Programa de Inseminação Artificial de bovino leiteiro é um sucesso em Santana do Itararé.

Destaque na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades Santana do Itararé é também pioneira na criação de um eficiente Programa de Inseminação Artificial, elogiado por muitos técnicos Brasil afora.


O Programa

O Programa de Inseminação Artificial – PIA, re-lançado em 2004 pelo então secretário da agricultura Nivaldo Michetti, teve como objetivo disponibilizar aos Produtores de leite acesso a Inseminação Artificial, possibilitando a eles o melhoramento genético do rebanho, assegurando maior produtividade e maior renda ao produtor e a sua  família.


O programa é uma parceria entre a prefeitura, produtores e a empresa ABS Pecplan. A prefeitura fornece o botijão de sêmen e o nitrogênio liquido, além de ser a responsável por fornecer o veiculo, combustível, luvas,  bainhas e por manter um inseminador capacitado no programa.  Os produtores são responsáveis por monitorar o rebanho e avisar ao inseminador o horário do cio para que seja agendada a inseminação. O sêmen também é por conta do produtor que pode adquiri-lo na hora da inseminação direto com o inseminador do PIA ou fazer a compra através do programa e armazená-lo em botijão em sua propriedade e quando for inseminar, caso não tenha alguém habilitado na propriedade, recorre aos serviços do inseminador do PIA do município. Já a empresa ABS Pecplan é a responsável por fornecer o sêmen de alta qualidade comprovada. Devido ao volume utilizado no programa, que em 2010 foi superior a 4 mil doses, o preço do sémen é diferenciado,  ou seja, menor que o preço de tabela praticado pela empresa ABS Pecplan.

O Produtor Osmar Radoski  possui um rebanho com 11 vacas e 7 novilhas e produz, na propriedade de um alqueire, 220 litros/dia. O que chama a atenção é o zelo dedicado a cada detalhe. Entre esses detalhes esta a utilização, desde 2004, da inseminação oferecida pelo PIA.  “Possuo uma área pequena por isso cuido bem do solo para ter sempre alimentos em quantidade e de qualidade para fornecer as vacas e também faço uso da inseminação artificial do PIA para melhorar o rebanho. Graças ao programa possuo vacas que produzem em média 22 litros/dia. Acredito que ainda posso melhorar ainda mais minha produção com as novas novilhas “melhoradas” através da inseminação do PIA. Para pequenos produtores como eu, se não fosse o PIA, dificilmente teríamos condições de utilizar a inseminação artificial para melhorar a qualidade do nosso rebanho”, conclui satisfeito o produtor que é um dos produtores atendidos  pelo PIA no município.

Segundo o Técnico da Emater/Santana, José Carlos Vidal, o salto na produção de leite do município, que era em 2004 de 5 mil litros/dias para os atuais 26 mil litros/dia, se deve em muito ao PIA e as demais técnicas adotadas pelos produtores largamente difundidas no município, como o pastejo rotacionado no verão e cana + uréia no inverno fornecidos aos animais no cocho trenó que contribui para melhoria da fertilidade do solo. “O sucesso na atividade leiteira se baseia no tripé ALIMENTAÇÃO, SANIDADE e no MELHORAMENTO GENÉTICO do rebanho. Um animal geneticamente melhorado aliado a uma boa alimentação e um correto manejo sanitário pode produzir até 30% a mais de leite por dia”, lembrou o técnico.

O Inseminador

Para o técnico Ademilson Machado da ABS Pecplan, o inseminador constitui peça fundamental dentro do PIA.  Da sua dedicação e condições de trabalho vão depender, em grande parte, os resultados e o sucesso do programa. “É preciso que o inseminador seja um profissional altamente capacitado para o correto manejo do sêmen e dos equipamentos utilizados. Além é claro de possuir bons conhecimentos sobre o animal e seu manejo. E nisso a prefeitura esta de parabéns, por manter um  grande profissional como o inseminador  Valtinho no PIA.”, lembrou o técnico da ABS Pecplan.

O inseminador Valter Vaz Silvério, conhecido por todos por Valtinho, atua a frente do PIA desde abril de 2008, quando veio a substituir o também grande profissional, hoje vereador, Nei Aparecido da Silva.  “É importante orientar os produtores quanto ao horário mais apropriado para realizar a inseminação que depende muito da observação do cio. As vacas observadas em cio pela manhã (aceitando monta) deverão ser inseminadas à tarde do mesmo dia. Já as vacas observadas em cio à tarde devem ser inseminadas na manha do dia seguinte, logo pela manhã”, explica Valtinho o inseminador responsável pelo PIA no município que atende os produtores de domingo a domingo. “Como também sou produtor de leite, sei como é duro perder a oportunidade de realizar a inseminação na hora certa, isso causa contratempos e prejuízos ao produtor que terá entre outros inconvenientes um maior intervalo entre partos”, lembra o inseminador. “Se deixo de atender um chamado do produtor nos fins de semana ou num feriado vou prejudicá-lo, visto que só será possível inseminar novamente o animal quando do surgimento do próximo cio que ocorre em média em intervalos de 21  dias” esclarece o Inseminador do PIA que também realiza vacinações contra brucelose, aplicações de infusões e outros serviços ligado ao PIA do município.


A qualidade do sêmen

Outro grande diferencial do programa de inseminação do município é a qualidade do sêmen utilizado no programa. Enquanto que em outros municípios, que possuem programa semelhante, o sêmen é adquirido pelas prefeituras por meio de licitações, valendo do menor preço e pouca importância é dada a qualidade e procedência do sêmen, em Santana é o contrário, o sêmen é pago pelo produtor, que através da parceria com a empresa ABS Pecplan fornece ao PIA desde 2004 sêmens de qualidade e de eficiência comprovada,  por um preço médio de 20 reais a dose. “Em Santana é um dos locais que mais tem filhas do touro Boliver, considerado pela Associação de gado holandês dos Estados Unidos (Holstein USA) um touro top de alta confiabilidade por filha provada. Isto comprova, mais uma vez,  que o sêmen fornecido ao PIA do município é de qualidade e de eficiência comprovada. Em vários sítios já podem ser vistos os resultados positivos desse brilhante trabalho realizado pelo PIA do município. Santana possui um gado de alta produção tanto em quantidade como em qualidade do leite, além do preço da matriz gerada ser acima do preço médio praticado no mercado regional, comprovando que gado leiteiro produzido no município é de genética avançada”, lembra o técnico da ABS Pecplan, Ademilson Machado. “Os produtores do município também tem acesso a todos os benefícios da ABS Pecplan, que além de oferecer catálogo de touros provados, também dispõe de técnicos capacitados a fornecer orientações e prestar serviços, como por exemplo, o acasalamento genético, nele um técnico faz a avaliação dos animais e através de um programa de computador faz a indicação das melhores opções de sêmen (touros) para atender às necessidades e objetivos do rebanho do produtor”, conclui o técnico.



Fonte:
PIA da Prefeitura Municipal de Santana do Itararé – Emater/Santana – Cooquali – ABS Pecplan – JANEIRO/2011



 

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo