Programas “Mais Alimentos” e “Trator Solidário” financia 13 tratores para produtores Santanenses.

De julho de 2008 a março deste ano, foram entregues por meio do programa “Trator Solidário” (criado pelo governo do estado) e pelo programa “Mais Alimento” (criado pelo governo federal), 13 tratores para produtores do município. Sendo 7 tratores pelo programa “Trator Solidário” e 6 pelo programa “Mais Alimento”.

Os programas “Trator solidario” e “Mais alimento” tem por objetivo fortalecer a agricultura familiar através de financiamento para compra de máquinas e equipamentos. Além da compra de máquinas e equipamentos, o programa “Mais Alimentos” financia  ações como correção de solos, irrigação, plasticultura, armazenagem, melhoria genética e formação de pomares e de sistemas agro florestais.

O limite de crédito para aquisição de máquinas e equipamento pode chegar a 100 mil por agricultor, que podem ser pagos em até dez anos, com até três anos de carência e juros entre  2% e 4% ao ano.

O processo para obtenção do financiamento para compra de tratores ou de implementos agrícolas dos programas “Trator Solidário” e “Mais Alimento”  são realizados pela EMATER em parceria com a prefeitura que monta o projeto para o produtor e os encaminha para o Banco do Brasil  para análise e aprovação.

O prefeito Zé Isac destacou a importância dos programas “Trator Solidário” e “Mais Alimento” para a agricultura do município. “Com essas máquinas os agricultores irão produzir mais e, sem dúvida, vão trazer mais desenvolvimento para o município”. disse o prefeito.

Também citou outros projetos que vem sendo desenvolvidos por sua administração para o setor. “Estamos instalando abastecedouros comunitários de água para uso dos produtores, já são 7 de 15 mil litros cada instalados no município. Também estamos realizando serviços de proteção de minas, de manutenção de poços artesianos comunitários e roçadas periódicas nas estradas rurais. Realizamos compra de café direto do produtor para consumo nas repartições da prefeitura. Temos o programa do calcário com preços subsidiado ao produtor. Mantemos com a mesma qualidade o programa de inseminação artificial e implantamos o programa de vacinação contra brucelose. Fazemos distribuição mensal de prêmios de 500 reais em calcário ou valor correspondente em horas trator através de sorteios de notas emitidas pelos produtores rutais do municipio. Reestruturamos e ampliamos os serviços de trator, logo teremos outro trator para compor a patrulha rural. Além de outros serviços que vamos implantar em breve ”, destacou o prefeito.

Para maiores informações sobre os programas “Trator Solidário” e “Mais Alimento” procurar o escritório da Emater ou entrar em contato pelo fone 3526-l363.

Fonte: Emater – Santana do Itararé – Abril/2010