Santana do Itararé avança na Gestão de Resíduos Sólidos

A coleta seletiva em Santana do Itararé tem apresentado bons resultados. De acordo com a Assessora Ambiental Priscilla Malaquias de Paulo, os resultados confirmados através da caracterização dos resíduos sólidos urbanos (lixo) foram satisfatórios e podem ser ainda melhores se toda a população colaborar.

De acordo com os números levantados para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos de Santana do Itararé, 74,5% dos resíduos coletados pela Prefeitura nos dias de coleta de recicláveis são realmente recicláveis e podem ser reaproveitados, por meio da comercialização, que é realizada pela Associação dos Agentes Ambientais de Santana do Itararé – ASAGASI.

.

Os 25,5% restantes são compostos por resíduos orgânicos e rejeitos, que ainda são colocados de maneira inadequada nos dias de coleta de recicláveis.

.

De acordo com a Assessora Ambiental, aproximadamente 14 toneladas de recicláveis são levadas para o lixão mensalmente, pois são dispostos inadequadamente pela população nos dias de coleta de orgânicos.

.

No ano de 2012 foram distribuídos cerca de 4.000 panfletos informativos sobre a coleta seletiva além de anúncios na rádio local e nas ruas da cidade.

Panfletos distribuídos pelas Agentes de Saúde e funcionários da coleta de resíduos em 2012.

Para 2013 estão previstas palestras nas escolas visando a conscientização dos alunos, para que estes sejam multiplicadores das informações recebidas em suas casas e comunidade.

Outra iniciativa foi a colocação de 4 ecopontos (pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis) em pontos estratégicos da cidade. Todo o material reciclável depositado nos ecopontos será recolhido pelo caminhão de coleta seletiva e encaminhados ao barracão da ASAGASI.

.

O caminhão da coleta foi adesivado com informações sobre os dias de coleta de recicláveis e orgânicos e rejeitos.

Caminhão compactador utilizado na coleta de recicláveis e de orgânicos e rejeitos

A Prefeitura Municipal de Santana do Itararé instalou lixeiras em suas dependências para a separação de orgânicos e recicláveis e também conta com uma lixeira específica para o recolhimento de pilhas e baterias.

Aproximadamente 30 lixeiras foram espalhadas pelas ruas de maior circulação.

Estas são iniciativas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e visam estimular a população a participar de maneira efetiva da coleta seletiva, separando em suas casas os materiais recicláveis dos resíduos orgânicos e rejeitos.

Lembramos que todo lucro obtido com a venda de materiais recicláveis pela ASAGASI é dividido, igualmente, entre os associados. Eles mesmos vendem, recebem o pagamento e fazem a divisão entre eles.

Com relação ao local que era utilizado para a disposição final do lixo, o antigo lixão, este foi desativado.

Atualmente utiliza-se uma área ao fundo, onde o lixo levado recebe, semanalmente, uma cobertura de terra.

Lixão de Santana do Itararé antes do encerramento
Lixão encerrado, agosto de 2012
.

“No momento buscamos parcerias com os municípios vizinhos, a fim de firmarmos um consórcio para que possamos, de maneira conjunta, gerir um único aterro sanitário que será utilizado pelos municípios consorciados”, afirma a Assessora Ambiental Priscilla Malaquias de Paulo. Segundo ela, o consórcio é a alternativa mais viável para pequenos municípios como Santana do Itararé, uma vez que a implantação, bem como a manutenção de um aterro sanitário tem custos bastante elevados.

Veja o calendário da coleta de residuos do mês de fevereiro.

Fonte: Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Fevereiro/2013