Santana recebe novo maquinário do Governo do Estado.

Na solenidade de entrega  realizada  no dia 23 em São José da Boa Vista e em Santana do Itararé o Governo do Estado  entregou para os municípios que formam o CODREN – (Consórcio Intermunicipal do Desenvolvimento Regional do Território Divisa Norte do Paraná) maquinário para  readequação das estradas rurais dos municípios, que beneficiará os produtores no escoamento da produção agrícola.

A nova patrulha  inclui equipamentos como escavadeira, retroescavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio e quatro caminhões basculantes. Com esse conjunto, será feito um trabalho que envolve obras de terraplanagem, drenagem, revestimento primário e logística.

O secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, disse que as obras de adequação das estradas rurais serão executadas de modo integrado às técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.

“Cada município ficará com as máquinas por um período e Santana do Itararé será o primeiro município a utilizar o maquinário onde nesta primeira etapa estão previsto a readequação de 11 km de estradas rurais dos 43 previsto no projeto”, disse o prefeito Joás Michetti.

Os conjuntos de equipamentos custaram R$ 24 milhões e foram comprados com recursos do governo estadual. Oito consórcios intermunicipais, compostos pelos 60 municípios, farão a administração das máquinas. A meta é trabalhar 50 quilômetros de estradas por consórcio, por ano. Um conjunto ficará na Codapar para uso em situações emergenciais e para treinamento de operadores.

A cerimônia realizada em São José da Boa Vista contou com a presença do prefeito Joás Michetti, do vice-prefeito Ismair, do secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do presidente da Emater Rubens Ernesto Niederheitmann  e de prefeitos e vereadores de toda a região.

Fonte: Divulgação

Fotos: