Santanense recebe outorga de mais alta Comenda do Estado.

O Governo do Estado condecorou no dia 19 de dezembro de 2016, com a Ordem Estadual do Pinheiro, 37 personalidades que se destacam em suas áreas de atividade e contribuem para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A outorga da mais alta comenda do Estado foi dada pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, amigos e familiares dos homenageados. A tradicional cerimônia fez parte das ações que marcam os 163 anos de Emancipação Política do Paraná, comemorados hoje, 19 de dezembro.

“Temos aqui uma ampla massa crítica de pessoas, dos mais distintos setores, que fazem a diversidade, pluralidade e riqueza de nosso País, e que homenageamos hoje. Tenho muito orgulho de tê-los junto a nós e de retribuir a sua contribuição com este reconhecimento oficial”, disse o governador.

Entre os homenageadas estão o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ministro do STF, Gilmar Mendes, o técnico de futebol e campeão brasileiro deste ano pelo Palmeiras, Alexi Stiva, o Cuca, e também o engenheiro agrônomo da Emater, o santanense Joaquim Carlos Tomas.

Joaquim começou a trabalhar na Emater em 1972, no escritório de Pato Branco. Ainda naquela década, atuou como assessor de cooperativismo da Cotrefal, hoje cooperativa Lar, de Medianeira. Programas oficiais do Governo do Estado, como o Paraná 12 Meses, também receberam a sua importante contribuição. Atualmente, está na Diretoria Executiva da Emater, como assessor de planejamento.

“Fico feliz, porque essa honraria não é apenas para mim. É para os extensionistas, para os trabalhadores do setor público e órgãos ligados à Secretaria da Agricultura, das instituições de pesquisa, universidades que tratam dos temas agrícolas, das organizações do setor agrícola que fazem da agricultura um pilar para o desenvolvimento do Paraná. Então, essa homenagem que o Estado está fazendo, eu apareço como representante de todos esses que citei e a honraria é também para todos eles e para os agricultores paranaenses”, comentou.

Para o diretor-presidente da Emater, Rubens Niederheitmann, a homenagem é motivo de orgulho para todos os trabalhadores do Instituto. “Isso porque é a primeira vez que a gente vê um extensionista recebendo este mérito. É, obviamente, o reconhecimento ao trabalho do Joaquim, realizado não apenas dentro de nosso Instituo mas também fora, junto a outras organizações. Ficamos felizes de poder compartilhar com ele esse título. É um reconhecimento justo, porque a história dele, seja trabalhando junto às cooperativas, prefeitura e programas governamentais, confirma isso. Um trabalho que muito contribuiu com o desenvolvimento do setor agrícola de nosso Estado”.

Criada em 1972, a Comenda é um símbolo do reconhecimento do Estado a personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para a divulgação e crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná.

A Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Para a escolha dos homenageados, organizações da sociedade civil fazem as indicações de pessoas. O processo passa por uma comissão do Governo do Estado, formada pela Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador, Casa Militar e Secretaria da Cultura.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a vice-governadora Cida Borghetti, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcellos; e do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha; os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly, além de autoridades e familiares dos homenageados.

Ordem Estadual do Pinheiro – 2016: 
Homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro e suas áreas de atuação

Classe Comendador:

Affonso Antoniuk – Médica
Antonio Cesar da Mota- Educacional
Barcímio Sicupira Junior- Esporte
Caetano Marchesini – Médica
Carla Milene Knechtel – Educacional
Diogo Portugal – Artística
Irineu da Costa Rodrigues – Empresarial
Jose Carlos Fernandes – Jornalista
Joaquim Carlos Tomas – Pesquisas
Luiz Donaduzzi – Empresarial
Marcelo Santos – Esporte
Neusa Navarro Félix – Esporte
Ricardo Ramina – Médica
Wilson de Mattos Silva Filho – Educacional

Classe Grande Oficial
:

Alexi Stival- Esporte
Antonio Cirino Ferro – Religiosa
Cid Marcus Vasques – Jurídica
Dom Sergio Arthur Braschi – Religiosa
Joeci Machado Camargo – Jurídica
Jorge Miguel Samek – Política
Juarez Busch Machado – Artística
Luiz Cláudio Romanelli – Política
Maestro João Carlos Martins – Musical
Pedro Muffato – Empresarial
Perci Fontoura – Religiosa
Romeu Felipe Bacellar Filho – Jurídica

Classe Grande Grã-cruz:

Blairo Borges Maggi – Política
Fernando Augusto Mello Guimaraes – Jurídica
Fernando Henrique Cardoso – Política
Geraldo José Rodrigues alckmin Filho – Política
Gilmar Mendes – Jurídica
Miguel Krigsner – Empresarial
Nefi Cordeiro – Jurídica
Nestor Baptista – Jurídica
Osmar Fernandes Dias – Política
Ricardo José Magalhães Barros – Política

Fonte: AN/PR

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo