Origem do nome: Santana do Itararé

historiaSantana – Palavra formada pelos termos “santa” e “Ana”. O termo ‘’santa’’ é feminino de “santo”, termo que se origina do latim “sanctus”, mulher canonizada, virtuosa, digna de veneração, a que vive conforme os preceitos da lei divina, segundo a tradição judaico-cristã. O termo ‘’Ana’’ vem do hebraico ‘’hannah’’… graciosa e no latim ficou ‘’ama’’… ele (Deus) favoreceu-me. Segundo os evangelhos apócrifos, Ana seria muito idosa para ter filhos, mas um anjo veio contradizer a natureza e desta forma nasceu a Virgem Maria, Mãe de Deus. A igreja canonizou Santa Ana no século VI.

Itararé – Origina-se do tupi ‘’i’ta’’… pedra + ‘’ra’ré’’… escavada, oca: lapa cavada pelas águas, conduto subterrâneo, sumidouro, pedra que o rio cavou.

Origem Histórica

A movimentação com interesses de colonização no território de Santana do Itararé é contemporânea aos povoamentos de Colônia Mineira, Wenceslau Bráz e São José da Boa Vista.

A colonização iniciou-se no Patrimônio de Barbosas, em área de João Barbosa que doou parte de suas terras para que se iniciasse uma povoação, na região do Vale do Rio Itararé. Barbosas foi fundado por frei Mateus de Gênova, um abnegado missionário que muito ajudou aos pioneiros de Santana do Itararé naquele início do século XX. O religioso entronizou na capela do povoado uma imagem de Santa Ana, e tornou-se um hábito da população festejar sua padroeira no dia 26 de julho todos os anos.

Pela Divisão Territorial do Estado do Paraná de 1920, Santana do Itararé figurava como Distrito

Judiciário do município de São José da Boa Vista. Em 1936 é Distrito Judiciário de Wenceslau Bráz, em função de nova divisão territorial. Em 25 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual n.º 4.338, foi criado o município, sendo primeiro prefeito o sr. José de Oliveira.

Fonte:
João Carlos Vicente Ferreira – Municípios Paranaenses: Origens e significados de seus nomes


Clique aqui!
E leia mais sobre o nosso município no Wikipédia

 

Gostou? Então compartilhe: