Coleta seletiva é implantada em Santana do Itararé

A Associação dos Agentes Ambientais de Santana do Itararé – ASAGASI, em funcionamento há aproximadamente 3 meses, sob coordenação da Assessora Ambiental  Priscilla Malaquias de Paulo, atua na separação de recicláveis. Atualmente são 9 associados que trabalham em um barracão, alugado pela Prefeitura Municipal, localizado na rua Sergipe, s/nº. O trabalho está em fase de estruturação, mas muitos avanços já foram conquistados.

Alguns dos associados trabalhavam no lixão da cidade, em situação precária, disputando espaço com animais, expostos à chuva, sol e doenças. Hoje as condições são outras. Eles trabalham em um barracão, têm uniformes, equipamentos de proteção individual e recebem alimentação e uma cesta básica mensal. 

O lucro obtido com a venda dos recicláveis é dividido igualmente entre os associados. Mas tem sido pouco, pois muitos santanenses ainda não realizam a correta separação do lixo. 

É necessário que toda a comunidade se sensibilize e se conscientize do quão importante é realizar a adequada separação do lixo. Além de minimizar os impactos ambientais, diminuindo o volume de recicláveis destinados ao lixão, esta atitude irá facilitar o trabalho dos associados. 

Como colaborar:

Separe seu lixo em dois recipientes diferentes. Um para os resíduos recicláveis (lixo seco) e outro para os resíduos orgânicos (lixo molhado) e rejeitos.

Recicláveis: papel, papelão, plástico, isopor, metais, alumínio, vidros e latas.

Resíduos orgânicos: restos de alimentos, cascas de frutas, borra de café, erva-mate, podas de jardim. Rejeitos: papel carbono, papel vegetal, celofane, rejeitos sanitários (papel higiênico, papel toalha, guardanapo, lenços de papel, fraldas descartáveis, absorventes), materiais sujos com gordura (papel engordurado), etiqueta adesiva, fita crepe, tocos de cigarros e fotografias

Os resíduos recicláveis devem ser armazenados limpos e secos, em um único recipiente (sacos plásticos, sacolas ou caixas de papelão). No caso de vidros, envolva-os com um jornal ou papel, antes de depositá-los no recipiente.

A equipe de coleta irá recolher os resíduos orgânicos e rejeitos às segundas, quartas e sextas-feiras. 

Às terças e quintas-feiras serão recolhidos os resíduos recicláveis.

Lixo é assunto sério. Colabore com a reciclagem!

.

Maiores informações:
Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Tel.: (43) 3526-1458

 

 

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo