Luto: Campeã da São Silvestre e ex-atleta olímpica, Roseli Machado morre vítima da Covid-19

Roseli Aparecida Machado teve uma carreira memorável no atletismo. Disputou os 5.000 metros nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, mesmo ano em que se tornou a segunda brasileira a vencer a São Silvestre, mais famosa corrida de rua do Brasil.

Após contrair Covid, Roseli Machado estava na UTI e intubada há duas semanas em um hospital de Curitiba. Nesta quinta-feira (8), não resistiu e faleceu.

Roseli Machado natural de Coronel Macedo-SP, mas se criou em nosso município onde começou a correr aos 12 anos de idade.

O auge da carreira da Roseli Machado foi em 1996,  ano que, além de vencer a São Silvestre (percorrendo os 15 km em 52 minutos e 32 segundos), ficou em 22º lugar nos 5.000 metros na Olimpíada de Atlanta –durante a prova, ela sofreu um pisão, que atrapalhou seu desempenho.

Em relação a São Silvestre, comentou na época um jornalista da rede Globo: “Ela apresentou um ritmo impressionante desde o início da corrida, deixou as concorrentes para trás e garantiu o título com a marca de 52min32. Roseli terminou a disputa mesmo mancando quase um minuto à frente da segunda colocada, a tricampeã Maria Del Carmen”.

“É com muita tristeza que hoje perdemos não só uma grande atleta, mas uma amiga, uma grande guerreira que fez história e cumpriu seu legado com excelência nessa terra. Descanse em paz querida Roseli Machado. A toda família e amigos, nosso mais sinceros e profundos sentimentos”, lamentou o Prefeito Zé Izac.

Uma pequena “autobiografia” repassada por Roseli a Secretaria Municipal de Esporte de Santana do Itararé em 2020.

Sou Roseli Machado tenho 51 anos, nasci em 27/12/1968, no interior de São Paulo. Quando era bebê ainda meus pais se mudaram para a cidade de Santana do Itararé, interior do Paraná. Quando tina 16 anos e estava no ensino fundamental, participei e venci uma corrida e, meu professor de educação física da época viu em mim potencial para ser atleta olímpica. Para correr atrás dessa oportunidade fui para Londrina, onde fiz um teste e fiquei por um ano, após fui convidada para treinar em Sorocaba, depois de algum tempo fui embora para São Paulo, onde pertenci das equipes de SESI São Caetano do Sul, SESI de Santo André e por fim na equipe Funilense.

Ali ganhei várias competições, seletivos mundiais de Cross. Meu primeiro Cross foi em Cáli na Colômbia, depois fui para o mundial de revezamento em Seul na Coreia, onde fui a melhor atleta da minha distancia, fui convidada então para treinar nos Estados Unidos, vivi lá de 1994 até 2002, ganhei varias corridas lá também. Em 1996 participei dos jogos olímpicos de Atlanta e no mesmo ano ganhei a São Silvestre. Após sofrer uma lesão tive que encerrar a carreira, como sempre fui muito batalhadora e sempre dei muito valor aos estudos, antes de ir para os Estados Unidos já havia iniciado o curso de Educação Física, quando voltei conclui a faculdade e fiz pós graduação em Fisiologia do Exercício na UFPR, trabalhei durante 12 anos nos correios como treinadora, formei vários atletas no paraná, cheguei também a dar aulas pelo estado. Depois disso passei para a área da construção civil, onde sou muito feliz. Hoje sou empreendedora na área da construção civil e comerciante. Agora estou ingressando na política para poder defender os interesses do cidadão e os interesses públicos. Ser assim a voz do povo.

ROSELI MACHADO – 27/12/1968 + 08/04/2021

Impressa:

São Silvestre/Gazeta Esportiva: Confira fotos de Roseli Machado, campeã da São Silvestre de 1996

São Silvestre/Gazeta Esportiva:  Relembre a vitória de Roseli Machado na corrida de São Silvestre de 1996.

Gazeta Esportiva:  Campeã da São Silvestre, Roseli Machado morre por complicações da covid-19

Estadão: Roseli Machado, campeã da São silvestre de 1996, morre aos 52 anos.

O Bonde: Morre de Covid Roseli Machado, campeã da São Silvestre em 1996

Bem Paraná: Internada em Curitiba, campeã da São Silvestre morre de Covid-19 aos 52 anos

UOL: Campeã da São Silvestre e atleta olímpica, Roseli Machado morre aos 52 anos de Covid-19

Veja: Campeã da São Silvestre de 1995, Roseli Machado morre de Covid