Miriam Fernandes: um exemplo de cidadã.

Todos em Santana do Itararé conhecem o formidável trabalho social que a professora e fundadora da Comunidade de  Aliança Servos da Divina Misericórdia, Miriam Fernandes realiza junto a comunidade, transformando materiais recicláveis em casas para famílias. Um exemplo notável de solidariedade de quem mete a mão na massa e trabalha efetivamente para minorar as carências de muitas famílias do município.

Esse trabalho começou no ano de 2000, quando a Professora Miriam teve a iniciativa de fazer uma macarronada numa garagem emprestada e com ingredientes comprado por ela  para distribuir no natal à população carente da Vila Nova.

Mais tarde, outras pessoas aderiram à iniciativa da Professora Miriam e passaram a ajudá-la, formando um grupo de solidariedade, organizando duas macarronadas por ano, uma na páscoa e outra no natal.

A garagem ficou pequena e o grupo precisava de um local apropriado para preparar as macarronadas, foi quando o Padre João Admir doou um terreno para a construção da futura cozinha. Com a doação do terreno concretizada, um novo desafio começava – encontrar formas para arrecadar fundos para construção da cozinha. Com ajuda dos membros da comunidade começaram a confeccionar e comercializar produtos artesanais,  como crochê. E, em 2005 a professora Miriam com auxilio de mais duas pessoas, passou a recolher materiais recicláveis nas residências e nos estabelecimentos comerciais  do município para ajudar na arrecadação de fundos para construção da cozinha, que foi concluída no mesmo ano. Graças a ajuda da comunidade, através de doação de ingredientes, passaram a fazer mensalmente 60 Kg de macarronadas e entregar  em três pontos da cidade.

Mesmo com objetivo alcançado, a professora Miriam e suas colaboradoras continuaram a coletar os materiais recicláveis, pois uma das catadoras necessitava de uma nova casa e foi assim que a primeira casa foi construída, com dinheiro arrecadado com a venda dos materiais recicláveis. Também nesse período a Comunidade começou a comercializar marmitex para ajudar na construção das casas.

Graças ao trabalho incansável da Professora Miriam e dos membros da Comunidade Aliança Servos da Divina Misericórdia e da população  que separa o lixo reciclável em suas residências, já são 8 casas construídas e existe uma lista de espera para construção de outras.

Mensalmente é comercializado pela Comunidade liderada pela Professora Miriam de 6 a 7 toneladas de materiais recicláveis e toda renda obtida é revertida para a compra de cestas básicas, de botijões de gás e para construção e reformas de casas dos catadores e de famílias carentes.

A comunidade santanense só tem a agradecer a Professora Miriam, que dedica seus dias a buscar melhores condições de vida para a população mais carente, desenvolvendo um trabalho social louvável e, ainda, colaborando para a manutenção de um ambiente mais limpo e saudável.

A Comunidade de Aliança Servos da Divina Misericórdia

A comunidade fundada no dia 5 de maio de 2003, pela Profª. Miriam Fernandes, sob a orientação do Padre João Admir tem por objetivo divulgar a Misericórdia Divina conforme Jesus pediu à Santa Faustina, uma freira polonesa.

Reconhecimento

No dia 29 de abril de 2011, numa seção carregada de emoção a Câmara Municipal de Santana do Itararé concede a Professora Miram Fernandes o Titulo de Cidadã Honorária.

Para Pensar

(…) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas. “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade.

Trecho do último discurso de Zilda Arns

Fonte: Priscilla Malaquias de Paulo