Programa de Inseminação Artificial de bovino leiteiro é sucesso em Santana do Itararé

Destaque na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades, Santana do Itararé é também pioneira na criação de um eficiente Programa de Inseminação Artificial elogiado por muitos técnicos. O programa é uma parceria entre a prefeitura, produtores e a empresa ABS Pecplan. A prefeitura fornece o botijão de sêmen, nitrogênio liquido, veículo, combustível e por manter um inseminador capacitado no programa.

Enquanto que em outros municípios que possuem programa semelhante o sêmen é adquirido pelas prefeituras por meio de licitações, valendo do menor preço, pouca importância é dada a qualidade e procedência do sêmen, em Santana é o contrário, o sêmen que é fornecido pela ABS Pecplan, empresa parceira do PIA desde 2004 que garante a qualidade e a eficiência do sêmen utilizado no programa é pago pelo produtor, que pode adquirí-lo na hora da inseminação ou fazer a compra via programa e armazená-lo em botijão em sua propriedade, e quando for inseminar (caso necessário) recorre aos serviços do inseminador do PIA.

Outra vantagem da compra conjunta do sêmen é o preço diferenciado, menor que o preço de tabela praticado pela empresa fornecedora ABS Pecplan, isso devido ao volume utiizado no programa que em 2011 chegou próximo a 5 mil doses.

Para a veterinária Vanessa Issuzu, responsável pelo PIA no município, o inseminador constitui peça fundamental dentro do programa.  Da sua dedicação e condições de trabalho vão depender, em grande parte, os resultados e o sucesso do programa. Cabe ao inseminador orientar o produtor quanto ao horário mais apropriado para realizar a inseminação que depende muito da observação do cio. “As vacas observadas em cio pela manhã (aceitando monta) deverão ser inseminadas à tarde do mesmo dia. Já as vacas observadas em cio à tarde devem ser inseminadas na manha do dia seguinte, logo pela manhã”, explica Rodrigo Silvério inseminador do PIA no município que atende os produtores de domingo a domingo.

Segundo o técnico da Emater, José Carlos Vidal, o salto na produção de leite do município, que era em 2004 de 5 mil litros/dias para os atuais 30 mil litros/dia, se deve em muito ao PIA e as demais técnicas adotadas pelos produtores largamente difundidas no município, como o pastejo rotacionado no verão e cana + uréia no inverno fornecidos aos animais no cocho trenó que contribui para melhoria da fertilidade do solo.

A prefeitura demonstra empenho e seriedade na condução deste programa, que trouxe melhoria na qualidade de vida dos produtores que encontraram no leite uma excelente fonte de renda e coloca o município em destaque na produção de leite em nível nacional.

Fonte: Secretária Municipal de Agricultura – Fev/2012