ESPECIAL: Santana torna-se referência em produção de queijos artesanais.

Tradicional bacia leiteira, Santana do Itararé desde 2004 é destaque na produção de leite de alta qualidade em pequenas propriedades. Graças ao pioneirismo na criação de um eficiente Programa de Inseminação Artificial e das demais técnicas adotadas pelos produtores largamente difundidas, tornaram o município referencia nacional e internacional na produção de leite de alta qualidade.

A qualidade do leite produzido no município foi de fundamental importância para o surgimento de uma nova atividade super premiada: “a produção de queijos artesanais”.

A Feira do Produtor Rural de Santana do Itararé, realizada em 2017, 2018 e 2019, contou com espaço exclusivo para a “Feira de Sabores”, onde os produtos da agroindústria local foram expostos e comercializados. A feira foi a primeira vitrine dos premiadíssimos queijos produzidos no município.

O casal Leomar e Marisa do Sítio Aliança, vem se destacando na produção de queijos coloniais desde 2018,  quando durante a ExpoLondrina 2018, foram vencedores do Concurso “Melhor Queijo Artesanal do Paraná – Etapa Norte”. Na final realizada em Curitiba, o queijo produzido pelo casal foi eleito o segundo melhor queijo colonial do Paraná.

Leomar e Marisa explicam que fazem queijo há 15 anos para consumo próprio, mas somente há cerca de 6 anos começaram a comercializá-los, após o sucesso do queijo produzido na propriedade na Feira do Produtor Rural.

“A gente fazia queijo para nossa mesa, daí em 2018 surgiu o primeiro concurso. Nosso queijo foi premiado e classificado para a etapa final. Lá, ficamos com a medalha de prata no concurso estadual”, explica Leomar.

“Nós ficamos muito orgulhosos em ser contemplados no concurso”, lembra Marisa, “Porque nós não viemos de família queijeira. Fomos no concurso só para ver como era. E ficamos muito surpresos com o resultado, segundo lugar do Estado do Paraná!”.

O reconhecimento dos queijos produzidos no Sítio Aliança não parou por aí. Em setembro de 2021, o “Queijo Mana Concafé 30 Dias” conquistou a medalha de prata no “Mondial Du Fromage” (Mundial do Queijo) realizado na França. Esse queijo foi o único do Paraná premiado no concurso.

Os queijos produzidos por Leomar e Marisa, não são os únicos a receber prêmios. Recentemente, juntou-se ao rool dos queijos premiados os  queijos produzidos pelo casal Celia e Ari Consani – Sitio Santa Maria. N0 dia 02 de junho, o queijo produzido pelo casal recebeu a premiação de “Super Ouro” no concurso “Prêmio Queijos do Paraná”, promovido pelo Sistema FAEP, IDR-Paraná, SEBRAE e SINDILEITE que contou com a participação de 323 queijos, tanto artesanais quanto industriais, produzidos exclusivamente no território paranaense.

Vale registrar que no concurso “Premio Queijos do Paraná”, dos 10 queijos que receberam a premiação de “Super Ouro”, quatro foram para Santana do Itararé (três variedades dos queijos produzidos por Leomar e Marisa – Sitio Aliança e um queijo produzido por Célia e Ari Consani – Sitio Santa Maria).

Os prêmios confirmam a excelência dos queijos produzidos em Santana do Itararé. A combinação da qualidade do leite produzido no município, as técnicas adotadas pelos produtores e o cuidado no processo de fabricação resultam em queijos distintos, saborosos e muito apreciados pelos consumidores.

Ser referencia como um centro de produção de queijos artesanais pode trazer diversos benefícios para o município, como:

  1. Valorização da cultura local: A produção artesanal de queijos muitas vezes reflete a herança cultural e as tradições de uma determinada região. Tornar-se uma referência nesse setor ajuda a preservar e valorizar essas práticas tradicionais.
  2. Desenvolvimento econômico: A produção de queijos artesanais pode ser uma fonte significativa de renda para os agricultores e produtores locais. O reconhecimento da qualidade dos queijos pode atrair turistas e compradores de outras regiões, impulsionando a economia local.
  3. Reconhecimento da qualidade: Ser reconhecido como referência significa que os queijos produzidos em Santana atingiram altos padrões de qualidade e sabor. Isso leva a conquistas de prêmios e certificações que fortalecem ainda mais a reputação dos produtos locais.
  4. Marketing e promoção turística: A fama como referência em queijos artesanais pode promover a região como destino turístico e gastronômico. Isso pode atrair visitantes interessados em conhecer e provar os queijos, gerando benefícios para outros setores da economia local, como o turismo.

Se você visitar a região, não deixe de experimentar e levar para casa os queijos premiados de Santana do Itararé-Pr.

 

Para saber mais acesse:

> Queijo colonial de Santana é eleito o 2º melhor do Paraná

> De Santana para o mundo.

> Através da profissionalização, Sítio Aliança fica em 2º lugar em concurso internacional de queijos.

> Queijo do Norte Pioneiro conquista medalha de prata em mundial na França

> Produtor do PR conquista prata em concurso de queijo na França. Veja entrevista

> Conheça a história dos Martins e o Maná Concafé.

> Pequena propriedade no Norte do Paraná ganha prêmio no Mundial do Queijo, na França

> Prêmio Queijos do Paraná condecora 98 derivados de lácteos.

> Entrega do selo SUSAF aos produtores de queijo

> Leomar e Marisa, novamente, ganham medalha no Mundial do Queijo na França.

 

Fotos:

 

Veja também:

>>ESPECIAL: Uma guerreira chamada Roseli. 

>>ESPECIAL: FEIRA DO PRODUTOR RURAL

>>ESPECIAL – Santana 54 anos – Livro digital

>> ESPECIAL: Programa de Inseminação Artificial de bovino leiteiro é um sucesso em Santana do Itararé.

 

 

Fonte: Divulgação / Secretaria de Comunicação Social

 

 

Gostou? Então compartilhe:
Pular para o conteúdo